Superar uma traição nunca é fácil, especialmente quando você nutre sentimentos profundos pelo parceiro que a traiu. É uma experiência dolorosa pela qual ninguém espera passar.
Após a descoberta de uma traição, é natural que as pessoas tenham muitas dúvidas sobre a possibilidade de dar uma nova chance ao parceiro ou simplesmente romper e seguir em frente. Esta é uma decisão difícil de ser tomada, pois racionalizar neste momento em que as emoções estão à flor da pele é um desafio enorme para qualquer um.
Independentemente da decisão que vai tomar, deveria pensar muito em você primeiro e evitar determinados comportamentos que não a ajudarão a encontrar a solução mais adequada para o problema. Abaixo destacamos quais são as coisas que você não deve fazer após descobrir que foi traída:
1. Não se auto-vitimize
Alimentar o sentimento de auto-vitimização só piorará a sua situação.
Esse é um momento em que você precisa trabalhar a sua autoestima, mesmo que seja uma tarefa árdua. Pensar em você primeiro a ajudará a fortalecer-se e isto fará com que fique mais fácil de tomar uma decisão mais racional. Tomar decisões baseadas somente nos seus sentimentos pode não ser o melhor caminho a seguir neste momento crítico do relacionamento.
2. Não deixe que alguém decida por você o que deve fazer
Quando somos traídos é normal que busquemos a ajuda de pessoas próximas para desabafar e até para pedir opiniões sobre quais decisões tomar em relação ao ocorrido. O problema é que, nem sempre, esses amigos ou familiares serão coerentes ao expressarem suas respectivas opiniões sobre o que a pessoa traída deve fazer.
Lembre-se de que, o que serve para os outros, pode não servir para você. Buscar ajuda de pessoas confiáveis é até recomendado em um momento assim, mas a decisão final será sempre sua.
3. Não ignore o que aconteceu
Ignorar a situação é estender o sofrimento desnecessariamente. Sofra o que tiver que sofrer, mas não sofra mais que o necessário!
Encarar o problema de frente é sempre o melhor caminho para encontrar uma solução, seja ela qual for no caso de uma traição.
4. Não tente fazer as coisas voltarem a ser como eram antes da traição
Se a sua decisão foi dar uma chance ao parceiro, não tente fazer com que as coisas sejam como eram antes da traição. Alguma coisa não estava bem no relacionamento e as lições devem ser aprendidas com os erros cometidos pelos dois. Para que vocês tenham uma chance real de recuperar o relacionamento, se for o caso, devem adotar comportamentos diferentes e mais “saudáveis”.
5. Não apresse o processo de “cura”
Respeite o seu tempo e seus sentimentos. Isto significa dizer que você não deve definir um prazo para parar de sofrer ou para perdoar o parceiro (se for uma decisão viável para você).
Deixe as coisas fluírem naturalmente. Você vai se “curar” e voltar a ser feliz no seu próprio tempo, independentemente das decisões que tomar.
6. Não deixe de se cuidar
Reserve um tempo para cuidar de você. Cuidar da saúde física e mental é uma forma de fortalecer-se nesse momento e ajudará a tomar decisões mais racionais inclusive. Além disso, é uma forma de não tornar-se obcecada pela traição sofrida (o que não ajuda em nada).
Lembre-se de que o seu foco deve ser “cuidar de você primeiro”!
7. Não deixe de ir à terapia
Se você já faz terapia regularmente, não a abandone. Se não faz, considere a possibilidade de fazer.
Às vezes, por mais que nos esforcemos para resolver nossos problemas, é comum não conseguirmos fazê-lo sozinhos. A terapia pode ter um papel fundamental no seu processo de “cura”.
8. Não envolva os filhos na situação
Jamais use filhos como “escudos” e não permita também que seu parceiro o faça. Expor filhos a situações desgastantes, geradas por uma traição, não é justo e não contribuirá para uma solução satisfatória.
A responsabilidade de resolver o problema é única e exclusivamente do casal.
9. Não desmorone
Por mais difícil que seja lidar com uma traição, você não deve e não pode parar de viver sua vida. Manter a rotina diária funcionando é uma forma de tomar a distância necessária do problema, o que contribuirá para que você tome decisões mais racionais e sofra menos com a situação.
10. Não tente se vingar
Muitas mulheres tentam adotar o mesmo comportamento do parceiro como forma de se vingar, mas a verdade é que isso não ajudará a resolver a situação. Aliás, invariavelmente, o problema tende a aumentar quando a mulher adota esta “estratégia” e pode até ter consequências mais graves.
Não violente seus princípios e não se iguale à pessoa que a traiu. Tente manter a serenidade para que você consiga pensar melhor nas prováveis soluções.
Para concluirmos, ressaltamos que o ponto central de nossas recomendações é que você adote estratégias que te ajudem a retomar o seu “estado de equilíbrio” após a descoberta de uma traição. Assim, você conseguirá tomar as melhores decisões para a sua vida.