O começo de um novo relacionamento geralmente é estimulante e um período em que nossa curiosidade sobre o outro está em alta. É natural que você queira saber tudo sobre seu parceiro e ele sobre você.
Vocês conversam muito no início, desde questões familiares e profissionais até sobre as experiências passadas de outros relacionamentos que tiveram. Mas até que ponto devemos contar tudo o que se passou conosco ou que que pensamos logo de cara?
Neste texto vamos sugerir alguns cuidados que você deveria ter no início do relacionamento, quando conta ao seu parceiro os detalhes mais íntimos sobre você. Não que não deva contar, mas é importante saber “dosar” as informações nesta fase. A seguir destacamos os assuntos mais críticos (em nossa avaliação), sobre os quais você não deveria evitar abordar logo no começo:
1. Casamento
Você pode até estar super apaixonada pelo novo parceiro, a ponto de achar que encontrou o homem certo para casar. Ainda assim, falar sobre casamento nesta fase do relacionamento pode assustar o seu parceiro.
O casamento é uma decisão muito séria que tomamos na vida e muitas pessoas ainda não se sentem à vontade para falar sobre este tipo de compromisso. Principalmente com alguém que ainda não conhece profundamente.
Procure falar mais sobre quais são seus planos gerais para o futuro e deixe que ele conte a você quais são os dele também. É uma forma indireta de você entender quais são as expectativas dele sobre o futuro do relacionamento, sem falar abordar diretamente assuntos relacionados a casamento.
2. Morar juntos
Vocês precisam se conhecer profundamente antes de conversarem mais a fundo sobre o assunto. Esta é uma decisão tão séria quanto o casamento, que só deve ser tomada depois de muito planejamento e convicção de que querem evoluir para algo mais sério.
3. O quanto você ganha
Evite falar sobre isso logo no início do relacionamento, pois pode até causar constrangimentos ou problemas ligados a conflitos de interesse. Se for o caso, quando estiverem muito convictos sobre a possibilidade de construírem um futuro como casal, aí pode ser que este seja um assunto sobre o qual devem conversar.
4. Suas opiniões mais radicais e polêmicas sobre determinados assuntos
Vocês ainda estão conhecendo a personalidade e os limites um do outro. Ele ainda pode não estar preparado para lidar com opiniões muito fortes, que poderiam passar uma falsa impressão de falta de flexibilidade de sua parte.
Não estamos dizendo que você não tem o direito a ter suas opiniões sobre tudo, apenas sugerindo que fale sobre temas espinhosos à medida em que tenham desenvolvido mais intimidade entre vocês.
5. Suas fantasias sexuais
Você ainda não conhece seu parceiro o suficiente para saber o quanto ele lida bem com este tipo de assunto. Pode ser que isso seja um tabu para ele ou ainda que ele faça um mal juízo sobre você (injustificado e precipitado).
Espere o tempo suficiente para que desenvolvam muita intimidade entre vocês e passem a conhecer os limites de cada um quando o assunto é sexo.
6. Relacionamentos passados
Você está em um novo relacionamento e não precisa necessariamente contar tudo sobre seus relacionamentos amorosos anteriores. Especialmente quando toca em assuntos “polêmicos” como brigas e aventurais sexuais que teve com outros parceiros.
Ele pode chegar a conclusões completamente erradas sobre sua personalidade ou imaginar que eventuais erros do passado serão cometidos novamente agora.
Para concluir, destacamos que o mais importante é que você use o bom senso no que se refere a abrir informações “sensíveis” quando ainda está na fase de conhecer seu parceiro. Vá devagar até que desenvolvam um ambiente de muita intimidade/confiança entre vocês e entendam quais são os reais objetivos com relação ao futuro do relacionamento.