domingo, dezembro 1, 2024
spot_imgspot_img
More

    Últimos Posts

    7 dicas para sobreviver quando você está loucamente apaixonada

    Apaixonar-se pode ser incrível, mas também pode causar emoções negativas e estressantes. Quando está apaixonada é perfeitamente normal que você experimente um turbilhão de sentimentos bons e ruins simultaneamente e isso pode atrapalhar significativamente sua vida. 

    Durante o período da paixão seu corpo produz um conjunto de substâncias como adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. Resumidamente a ação combinada desses hormônios é responsável por todas as sensações que você sente quando está amando! E mais, a paixão é viciante e isso está relacionado com todas as reações químicas que acontecem no seu corpo por conta da liberação desses hormônios.

    Apesar disso tudo, temos uma excelente notícia para dar! Você vai sobreviver e ainda pode cultivar bons hábitos que te ajudarão a lidar melhor com suas emoções e a retomar o controle mínimo sobre sua vida. Vamos a eles:

    1. Cultive sua saúde física

    Você é a prioridade! Mesmo que seja difícil concentrar-se em coisas que faz bem a você, não deixe de cuidar da sua saúde. Mantenha a dieta em dia, os exercícios físicos, seu sono, faça um check-up, consulte um nutricionista etc…

    Cuidar da saúde é uma forma de fortalecer-se. Corpo e mente caminham juntos, sendo mais fácil manter o controle emocional quando você está bem fisicamente.

    2. Encontre formas de distrações

    Reservar um tempo para você é essencial para que consiga tirar o foco da pessoa amada. A vida não pode parar!

    Faça o que sempre gostou de fazer! Leia um bom livro, assista suas séries e programas favoritos, frequente a academia, vá ao cinema, comece um novo hobby, navegue na internet em busca de informações interessantes, faça um curso on-line, enfim, qualquer coisa que você sinta prazer em fazer.

    3. Compartilhe seus sentimentos com amigos e familiares próximos

    Quando estiver muito difícil de segurar a enxurrada de sentimentos sozinha, compartilhe o que está sentindo com pessoas de sua confiança. Amigos e familiares próximos, com os quais você tem mais afinidade, podem ser bons ouvintes e até mesmo ajudá-la com boas recomendações.

    O mais importante é que converse com pessoas quem tenham um bom grau de maturidade, que sejam coerentes e que você tenha o minimo de certeza de que realmente querem o seu bem. 

    4. Arrume tempo para cuidar do seu look

    Mantenha a vaidade em alta! Frequente o salão de beleza, experimente novos cortes de cabelo, faça um tratamento de pele, compre uma roupa nova que te faça sentir-se mais sexy, e por aí vai.

    Cuidar da aparência também ajuda a melhorar a sua autoestima. E ficar bem consigo mesma e com seu corpo a ajudará a equilibrar seus sentimentos.

    5. Mantenha a sua rotina normal 

    É muito comum uma pessoa apaixonada abandonar parcialmente ou completamente sua rotina. E isto pode causar até prejuízos financeiros, além dos psicológicos.

    Esforce-se para manter tudo funcionando como era antes da paixão avassaladora. Não perca o foco no trabalho, continue frequentando a academia e a faculdade quando é o caso, entre outras atividades. Ocupar o tempo com suas atividades essenciais ajudará a reduzir seu nível de ansiedade. 

    6. Nutra somente pensamentos positivos e procure rir

    Infelizmente é comum as pessoas nutrirem pensamentos negativos sobre as situações que elas vivenciam. Especialmente nas circunstâncias em que o nível de ansiedade é elevado.

    Pensar positivamente pode tornar-se um hábito quando você passa a fazer um esforço consciente. E deve ser um exercício constante! Sabendo que é possível, desde que você queira, comece a praticar desde já.

    Procure se expor a situações divertidas também, pois rir a ajudará a nutrir os pensamentos positivos e a não tornar-se obcecada pela paixão.

    7. Busque ajuda de um terapeuta se achar que está virando uma obsessão sem controle

    Caso perceba que está desenvolvendo uma obsessão doentia pela pessoa amada, a ponto de paralisar sua vida, procure uma ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Em determinadas circunstâncias de nossas vidas, mesmo depois de muito esforço, acontece de não conseguirmos resolver as coisas sozinhos e é perfeitamente natural que isto aconteça (não se culpe e busque ajuda profissional).

    Uma reflexão importante sobre o assunto: não tenha medo de se apaixonar! Apesar de tudo que abordamos neste texto, existem muitos pontos positivos e pode ser uma experiência maravilhosa para qualquer pessoa. 

    O importante é desenvolver uma consciência maior sobre como lidar com a paixão quando ela acontece. Assim você aumenta suas chances de ser feliz com a pessoa amada.

    Últimos Posts

    spot_imgspot_img

    Leia também