Estar em um relacionamento saudável com a pessoa que você ama é algo maravilhoso! A vida fica mais leve, os problemas tornam-se mais suportáveis, você passa a ter um verdadeiro porto seguro para atracar sempre que estiver “navegando por águas turbulentas”, enfim, é uma das melhores coisas da vida quando isso acontece.
Um dos pilares de um relacionamento feliz e duradouro é a confiança, sendo sempre necessário o esforço dos dois parceiros para construí-la paulatinamente. O problema é quando o ciúmes de um dos parceiros ou até dos dois passa a ser excessivo e coloca tudo a perder.
O ciúmes é algo que pode ocorrer nos relacionamentos e é natural, mas não nunca deve ser excessivo a ponto de prejudicar a vida do casal. Quando passa a ficar fora de controle, causa sofrimentos desnecessários aos dois envolvidos na relação.
Para evitar sofrimentos maiores por causa do ciúmes, destacamos 7 estratégias comprovadas que te ajudarão a controlá-lo:
1. Cultive sua autoestima
Fortalecer a autoestima é uma estratégia que você deve adotar, pois reforça seu senso de autovalorização e é o primeiro passo para você lidar adequadamente com o ciumes descontrolado.
Quando você realmente entende o seu valor dentro do relacionamento, sabe o que é capaz de entregar ao outro em termos de sentimentos e ações concretas, naturalmente entenderá que seu parceiro está lá porque também te admira e sabe do seu valor (mesmo que não demonstre claramente).
Elevar a autoestima também a ajudará a entender que, se seu parceiro não te valorizar e não te respeitar de alguma forma, quem perderá é somente ele nesta situação. Infelizmente o mundo não está cheio de pessoas preparadas para levar adiante um relacionamento saudável como você está. Acredite, você é uma “joia rara” e muitas pessoas gostariam de ter alguém como você ao lado delas.
2. Liste suas inseguranças
Quais são as suas inseguranças específicas? É sobre alguma amiga do trabalho do parceiro? Sobre algum padrão de comportamento dele que você julga inadequado? Enfim, não importa quais são, você deve identificá-las.
Tente ser precisa no diagnóstico das suas inseguranças e liste-as. Isto a ajudará a ter mais clareza sobre as situações que causam mais ciúmes em você e, consequentemente, ficará mais fácil de lidar com elas. Também a ajudará com o terceiro e próximo item do texto.
3. Seja honesto com seu parceiro
Uma “regra de ouro” que você deve seguir sempre: “se existe alguma situação que você identificou conforme a sugestão do item anterior do texto, seja honesta e converse tranquilamente com seu parceiro sobre o assunto”.
A boa comunicação entre o casal é essencial para construir a confiança necessária para que sejam felizes. Isto significa dizer que vocês devem cultivar um ambiente de total transparência no relacionamento, podendo compartilhar um com o outro todos os tipos de sentimentos (negativos ou positivos).
Quando vocês conversam sobre as situações que causam ciúmes, passam a lidar melhor com o problema e fica mais fácil de construírem soluções conjuntas.
4. Crie estratégias de enfrentamento do ciúmes
Se seu parceiro não dá nenhum sinal muito claro de que está te traindo ou de que mente com frequência para você, a responsabilidade de lidar com o ciúmes descontrolado é sua.
Procure adotar estratégias que te ajudarão a deixar de lado os pensamentos obsessivos. Pratique atividades físicas, leituras sobre autoconhecimento, tenha atividades sociais saudáveis etc. Você deve ocupar seu tempo com coisas que realmente trazem benefícios para sua vida pessoal e, paulatinamente, isto te ajudará a lidar melhor com o ciúmes descontrolado.
5. Reflita sobre os impactos que o ciúmes pode causar no seu relacionamento
Você já parou para pensar: e se seu ciúmes for completamente infundado, se não tiver nenhuma razão plausível? Isto ajudará a aproximar ou a afastar seu parceiro de você?
Pensar sobre os impactos negativos que o ciúmes descontrolado pode ter sobre o relacionamento a ajudará a ter consciência de que é algo que realmente deve ser tratado de forma adequada. O primeiro passo para se resolver um problema é ter consciência de que ele existe, causa prejuízos e deve ser encarado de frente.
6. Avalie o que realmente está por trás de tanto ciúmes
Será que seu ciúmes não está relacionado com alguma experiência do seu passado? Pode ser que você tenha tido uma péssima experiência em um relacionamento anterior e está projetando isso para o seu relacionamento atual. Pode ser também que o problema esteja associado a falhas da sua criação que contribuíram para você se tornar uma pessoa muito insegura.
O fato é que você precisa refletir sobre o assunto e buscar uma ajuda especializada se entender que as causas do problema não têm relação direta com o seu relacionamento atual.
7. Considere fazer uma terapia para entender as verdadeiras causas do problema
Não descarte esta possibilidade se você notar que as coisas estão ficando fora de controle por causa do ciúmes excessivo. Mesmo que nos esforcemos para encontrar soluções para nossos problemas, às vezes, não conseguimos encontrá-las sozinhos. Se for o seu caso, não hesite em buscar ajuda de um profissional especializado em saúde mental.
Para concluirmos, reforçamos a ideia de que o “ciúmes patológico” ou excessivo não é algo natural e deve ser encarado como um problema que tem o potencial de destruir o relacionamento. Encarar o problema de frente e buscar soluções adequadas é o melhor caminho para retomar as “rédias” da sua vida.