Sexo é um aspecto importante de qualquer relacionamento, apesar de existirem outros aspectos tão importantes quanto.
A insatisfação sexual de um ou dos dois parceiros pode causar danos reais ao relacionamento e, mesmo sabendo disso, é comum que os casais negligenciem a questão assim que começam a surgir os primeiros sinais de problemas. Quando os parceiros não falam abertamente sobre suas necessidades sexuais ou mesmo sobre suas insatisfações na hora da cama, dificilmente será possível levar uma vida sexual satisfatória no médio e longo prazo.
Ainda que o casal não tenha problemas em abordar questões mais “espinhosas” sobre o sexo, pode ser que um ou os dois parceiros não consigam notar claramente que as coisas não estão caminhando muito bem na hora H.
Para ajudá-la a identificar indícios de que o sexo pode tornar-se um grande problema no seu relacionamento, destacamos alguns sinais de alerta a seguir:
1. O sexo está se tornando “mecânico”.
Você começa a perceber que o sexo está diferente entre vocês. E neste caso não é para melhor, pois nota que vocês não têm mais a mesma sintonia que tinham na cama. O prazer que demonstravam sentir não acontece na mesma intensidade de antes.
2. Vocês começam a definir um dia específico para o sexo, sem que isso fosse um hábito anterior.
Se vocês começam a definir uma agenda específica para o sexo, sem um motivo específico e plausível, pode ser que as coisas não estejam muito boas. Sexo bom é espontâneo e descontraído, não tem hora para acontecer e só depende da vontade/disponibilidade dos parceiros.
3. Você passa a se sentir irritada ou estressada com seu relacionamento.
Se você está se sentindo assim, sem uma causa específica, pode ser que não esteja tendo uma vida sexual satisfatória no seu relacionamento. O sexo contribui significativamente com o bom humor e ajuda a aliviar o estresse, pois libera os chamados “hormônios da felicidade” no corpo (ocitocina, serotonina etc).
Reforçando que esta é uma possibilidade somente quando não existem outros motivos relevantes para você se sentir irritada ou estressada com seu relacionamento.
4. Você e seu parceiro discutem constantemente por motivos banais e o sexo não ajuda mais a amenizar a situação.
Discussões banais entre casais podem ocorrer e não há como negar isso. Mas não há como negar também que o sexo pode aliviar as tensões depois de pequenas discussões sobre coisas sem maior importância.
Lógico que os problemas dos casais não se resolvem somente com sexo, especialmente os grandes. Mas se você percebe que o sexo não ajuda mais a amenizar o mal humor depois das “briguinhas”, como acontecia antes, pode ser um mal sinal.
5. Você sente que está faltando alguma coisa na vida sexual do casal, mas não consegue explicar o que falta.
Você está insatisfeita com a vida sexual, mas não identifica as causas do problema. Tudo parecia normal e, de repente, você passa a ter a sensação de que as coisas ficaram um pouco estranhas.
Quando isso acontece, é importante abordar o assunto com o seu parceiro para que busquem soluções conjuntas. Isso pode ocorrer durante uma fase e por vários motivos, sendo possível que vocês revertam a situação paulatinamente e sem cobranças excessivas.
6. Você percebe que seu parceiro não se esforça mais para satisfazer os seus desejos sexuais.
É importante ressaltar aqui que isso pode indicar um problema maior quando você percebe uma mudança clara e duradoura no comportamento do seu parceiro. Se chegar à conclusão de que é o caso, converse com ele sobre seu incômodo (quando entender que tem espaço para abordar o tema tranquilamente).
7. Você sente como se tivesse que forçar o sexo com seu parceiro quando demonstra que está com vontade.
Se você tem a sensação de que está quase “implorando” sexo para o seu parceiro quando está com os desejos à flor da pele, pode ser um sinal de alerta.
Sexo é algo que acontece naturalmente quando os dois têm vontade. Não há necessidade de forçar o sexo quando existe entrosamento entre os parceiros.
Para concluir, reforçamos que problemas pontuais podem acontecer na vida sexual do casal também por conta de problemas fisiológicos e psicológicos, problemas financeiros, desemprego, entre outras causas. Manter uma comunicação aberta sobre sexo é o melhor caminho para que o casal tenha uma vida sexual satisfatória.