Acreditamos que uma parte significativa das pessoas têm a real intenção de encontrar alguém com quem terá vontade de construir um relacionamento duradouro e feliz. Se este for o seu caso, destacamos 8 lições que a ajudarão a alcançar seu objetivo quando encontrar um parceiro que te desperte esta vontade.
1. O equilíbrio perfeito em um relacionamento é quase impossível na maioria das vezes.
Não alimente a ideia de que todos os relacionamentos felizes e duradouros são perfeitamente equilibrados em todos os aspectos, ainda que você tenha esta expectativa quando acontecer com você. Tenha a certeza de que sempre será necessário que os dois parceiros se esforcem para manter um ambiente minimamente equilibrado e harmônico no relacionamento.
2. Você precisa aprender a ficar bem sozinha antes de se engajar em um relacionamento amoroso com outra pessoa.
Aprenda a gostar de você e de sua companhia antes de se relacionar com alguém. Nutrir a autoestima é essencial para que você saiba que é a principal responsável por sua própria felicidade e isto nunca dependerá nem de seu parceiro e nem do seu relacionamento.
Um relacionamento entre duas pessoas que têm a autoestima bem desenvolvida tende a ser mais equilibrado, portanto, tem mais chances de ser bem-sucedido.
3. Aprender a sentir-se vulnerável com quem ama é a chave.
Se você tem certeza de que ama seu parceiro, não tenha medo de se sentir vulnerável quando demonstra claramente isso a ele. Tenha certeza de que, se seu amor for correspondido, isto contribuirá para criar uma conexão emocional cada vez maior entre vocês.
4. Aprenda a argumentar de forma mais construtiva.
Você e seu parceiro não precisam concordar em tudo sempre para que construam um relacionamento feliz e duradouro. Por isso, precisam aprender a argumentar de forma construtiva quando que tiverem um ponto de vista diferente sobre alguma questão específica.
5. Uma certa dose de sacrifício é essencial para construir um relacionamento bem-sucedido.
Desenvolva a consciência de que a vida a dois é diferente de quando você está sozinha. Se há amor verdadeiro e desejo genuíno dos parceiros em construir um relacionamento saudável, é preciso que aprendam a renunciar a certas vontades em prol de uma convivência harmônica.
Dificilmente um relacionamento é bem-sucedido quando um ou os dois parceiros adotam comportamentos muito egoístas.
6. Você pode ser o “alvo” de atração para outras pessoas, mas não precisa dar espaço para que isso prejudique seu relacionamento.
Você não deixa de interagir com outras pessoas quando está em um relacionamento. Isto significa dizer também que, eventualmente, alguém demonstrará interesse em estabelecer alguma relação mais “íntima” com você (mesmo sabendo que está em um relacionamento sério).
Se você ama seu parceiro genuinamente, terá de aprender a lidar adequadamente com situações como a descrita acima. Saber adotar uma postura adequada, que ajuda a evitar essas situações, é extremamente recomendável para construir um ambiente de profundo respeito entre o casal (vale para os dois lados).
7. Você não é perfeita, portanto não pode cobrar perfeição de seu parceiro.
Você não é perfeita, então como pode cobrar perfeição do parceiro (e vice-versa)? A humildade é essencial para que os parceiros reconheçam seus erros, aprendam com eles e saibam que sempre precisam melhorar para que o relacionamento seja viável ao longo do tempo.
8. Não entre na zona de conforto.
Não é porque vocês já passaram da fase da conquista que tudo está garantido. Na realidade, o trabalho “duro” começa depois desta fase, quando decidem assumir um relacionamento sério.
Cultivar bons hábitos, desde do início do relacionamento, é muito importante para que vocês sejam felizes no relacionamento.
Importante concluirmos o texto com a observação de que, ainda que pareça difícil lidar com tudo isso de uma forma tranquila, vale a pena tentar quando os parceiros se amam. Aliás, quando há amor mútuo e verdadeiro, pode apostar que nada do que falamos será absurdamente desafiador para o casal.