Cultivar bons hábitos desde o início pode viabilizar um relacionamento feliz e duradouro, além de evitar sofrimentos desnecessários com eventuais infidelidades.
Não existe uma fórmula mágica que garanta que não haverá infidelidade em um relacionamento, mas é possível observar que alguns casais parecem imunes a traições. Observando o comportamento desses casais, é possível afirmar que existem alguns hábitos que contribuem significativamente para que tenham um relacionamento feliz e duradouro. Abaixo relacionamos quais são:
1. Eles priorizam o relacionamento
Eles sabem que existem vários aspectos da vida tão importantes quanto o relacionamento e não deixam de tratá-los com a devida atenção. Ainda assim, quando é necessário, eles priorizam o relacionamento porque sabem o quanto é necessário para permanecerem juntos e felizes.
2. Eles realmente cuidam um do outro
Eles sabem que cuidar um do outro é uma grande demonstração de amor e cuidam espontaneamente porque sentem-se bem com isso.
3. Eles não se importam com a vulnerabilidade
Eles não se importam em demonstrar que estão vulneráveis quando demonstram seus sentimentos mais profundos um pelo outro. Sabem que isso os ajuda a criar um ambiente de confiança e respeito mútuo.
4. Eles passam o tempo juntos com qualidade
Sempre que podem, eles usam o tempo que passam juntos com atividades agradáveis e/ou que contribuem com o autodesenvolvimento. Isto contribui para que apreciem a companhia um do outro.
5. Eles realmente se importam um com o outro
Eles se respeitam e preocupam-se genuinamente um com o outro. Tentam nunca tomar atitudes que podem “machucar” o parceiro, mesmo quando não estão juntos. Levam a sério o ditado “Nunca faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”.
6. Eles demonstram gratidão e admiração um pelo outro
Eles nunca deixam de demonstrar gratidão pelas coisas boas que acontecem no relacionamento e sempre fazem questão de demonstrar o quanto se admiram.
7. Eles não fingem que são perfeitos
Eles assumem seus erros e nunca fingem ser o que não são. Também se comprometem em aprender e a melhorar sempre que cometem erros.
Não há cobranças descabidas sobre perfeição no relacionamento, pois ambos têm a consciência de que não o são.
8. Eles estão sempre dispostos a ajudar um ao outro
Eles não poupam esforços para ajudar um ao outro, independentemente das circunstâncias. Não há espaço para egoísmos no relacionamento.
9. Eles sempre aprendem coisas novas juntos
Eles têm consciência de que a vida é um aprendizado constante e fazem questão de aprender coisas novas juntos sempre que podem.
10. Eles sempre encaram os “desentendimentos” de uma forma saudável
Eles nunca fogem das discussões que envolvem o relacionamento e outros aspectos da vida, mesmo que tenham pontos de vista diferentes. Ainda assim, sempre abordam as discussões de uma forma serena e com muito respeito sobre o que o outro pensa.
Uma consideração adicional para finalizarmos: utilizamos a palavra “leal” no título do texto, pois entendemos que o sentido de lealdade é maior que o de fidelidade (não trair o parceiro). Lealdade em um sentido amplo está relacionada com respeito mutuo em todos os aspectos, com honestidade, apreciação por princípios básicos de convivência, caráter e dignidade.