terça-feira, abril 8, 2025
spot_imgspot_img
More

    Últimos Posts

    9 indícios de que ele possa ser uma pessoa acostumada a trair

    Quando estamos nos relacionando com alguém é natural que surjam dúvidas sobre sua personalidade, seu caráter e suas crenças sobre relacionamentos. E uma das dúvidas mais frequentes e incômodas é se seu parceiro, em algum momento do relacionamento, poderá traí-la.

    Ninguém quer ficar pensando em uma eventual traição por parte de seu parceiro, muito menos que isso vire uma obsessão. Por outro lado, todos querem minimamente se proteger de situações indesejáveis como esta (e este sentimento é legitimo, especialmente num começo de relacionamento). 

    Também não pode ser um jogo de adivinhação, como muitas pessoas tentam fazer quando ficam “maquinando” o assunto em suas cabaças e sofrendo com isso. Para evitar transtornos desnecessários para os dois lados, vamos abordar aqui nove sinais que podem indicar “comportamentos de risco” do parceiro quando o assunto é traição (vale para homens e mulheres):

    1. Ele já traiu em relacionamentos anteriores

    Se por algum motivo você tem conhecimento de que ele traiu em relacionamentos anteriores, já deveria saber que trata-se de um péssimo sinal. É muito difícil que uma pessoa assim mude seu comportamento “gratuitamente”, pois existe a grande possibilidade de ter um caráter duvidoso e acreditar em conjunto de crenças distorcidas (alguém assim tende a não acreditar que uma traição é um mal maior). 

    A situação é ainda mais crítica quando você se submete a inciar um relacionamento com alguém comprometido. Se seu parceiro era casado ou estava em um relacionamento sério quando vocês iniciaram um “relacionamento paralelo”, por que então ele deixaria de fazer o mesmo com você em situações futuras? Você já sabe como ele é e como age!

    Outra situação muito comum é quando vocês começam a se encontrar frequentemente (muitas vezes), você começa a demonstrar que pode querer algo sério com ele, e ainda assim descobre depois de um tempo que ele estava saindo com várias pessoas mesmo depois de alguns meses de encontros frequentes e “legais” com você. Obviamente que esta situação é muito comum hoje em dia, já que as pessoas não acreditam muito que podem levar um relacionamento sério. Ainda assim, o padrão de comportamento adotado por ele pode demonstrar que sair com várias pessoas enquanto está com você não chega a ser um problema na cabeça dele.

    Uma última situação, que não é corriqueira, mas que pode indicar um comportamento de risco. Você começa a sair com um cara e depois de alguns poucos encontros, vocês vão a um bar e você se depara com antigas “peguetes” dele, que você tende a chamá-las de “barraqueiras” e “periguetes”, por se comportarem de forma inconveniente quando estão próximas de vocês. E mais, você ainda nota que isso não é muito inconveniente para ele, mas como está gostando dele, tende a achar que não chega a ser um problema. De fato isso pode não ser um problema, mas cabem duas perguntas que você deveria fazer para si mesma “será que sou a única com quem ele está saindo ou indica que o cara está cheio de “contatinhos”? “Se ele não demonstrou muita preocupação com a situação estando comigo ao lado, por que demonstraria quando não estou junto?” Se você pretende levar algo sério com ele, deveria pensar o quanto vale a pena arriscar-se (em todos os aspectos, inclusive quando o assunto é sua saúde). 

    Avalie sempre os padrões de comportamentos adotados por seu parceiro em situações anteriores e analise o contexto de forma coerente e sem emoção. Na dúvida, converse abertamente com ele sobre as situações que a incomodam e tentem avaliar em conjunto se vale a pena manter o relacionamento (melhor sofrer no começo do que com desilusões futuras).

    2. Ele convive diariamente com amigos(as) que traem

    A frase “nós somos a média das 5 pessoas com as quais passamos mais tempo” é bem conhecida e bastante verdadeira. Sofremos a influência do meio em que vivemos e, se é uma escolha própria nos aproximarmos de pessoas com comportamentos inadequados, é porque não nos incomodamos muito com isso.

    Se a pessoa com a qual você pretende construir um relacionamento sério faz questão continuar convivendo diariamente (da mesma forma como convivia) em um meio repleto de pessoas que traem, apresentam comportamentos promíscuos, mantém vários parceiros “ativos”, a probabilidade de ela adotar o mesmo padrão de comportamento é grande.

    Não estamos aqui sugerindo que ele(a) abandone suas antigas amizades abruptamente ou mesmo paulatinamente. O que estamos tentando demonstrar é que existe uma tendência natural, quando alguém começa a levar a sério um relacionamento e está convicto, de que comece a se afastar de situações propícias para trair a parceira(o). Na verdade, existe até uma tendência de encarar de um jeito diferente  as conversas corriqueiras que tinha com os amigos sobre esses comportamentos inadequados (geralmente com muita futilidade). 

    Sabemos que este tópico causa muita polêmica e muitas dúvidas também. Você não pode e não deve exigir nada de seu parceiro(a), mas pode observar se ele começa a apresentar mudanças espontâneas e positivas na forma como passa a conviver com esses amigos “safadinhos”. E isso só acontece naturalmente, desde que ele queira mudar e sem pressão externa. 

    Observe, avalie e se as dúvidas permanecerem na sua cabeça, não hesite em falar com seu parceiro sobre o assunto. 

    3. Ele cresceu em um lar com casos de traições 

    Mais um assunto polêmico, mas que pode ser explorado com muito cuidado. Não significa que uma criança que conviveu com casos de adultérios dos pais ou mesmo de parentes próximos, adotará o mesmo comportamento quando tornar-se adulto. Na realidade, pode ser que o efeito seja exatamente o oposto, já que pode ter desenvolvido uma certa consciência sobre as consequências ruins que uma traição pode gerar (inclusive para ele).

    O ponto de atenção aqui é quando o parceiro cresceu em um lar assim e encara com muita naturalidade o assunto. Ou melhor, como conviveu com pessoas que traiam, e não teve uma edução adequada, não tem discernimento suficiente para entender que esse tipo de comportamento não é correto. E aí pode ser que seja natural que ele tenha desenvolvido o mesmo padrão de comportamento ao longo do tempo.

    Caso seu parceiro fale abertamente com você sobre o assunto, tente entender qual é a opinião dele. Se ele reprova esse tipo de comportamento, até por ter sofrido consequências ruins quando cresceu em um lar assim, a tendência é de que ele deixe muito claro para você esta reprovação.

    Você deve ter um cuidado extremo quando estiverem conversando sobre o tema. A experiência pode ter sido traumática para ele. A recomendação é que você deixe ele inciar o assunto, nunca você.

    4. Ele não acredita em relacionamentos sérios 

    Não há muito segredo se este for o caso. Se ele não demonstra que quer ter um relacionamento sério ou não acredita ser viável, por que deveria relacionar-se com uma única pessoa?

    Se você pretende levar um relacionamento sério com alguém assim, não deveria se surpreender com uma eventual traição (lembrando que não é uma certeza de que vai ocorrer, apenas um indício de que pode ocorrer facilmente).

    5. Ele evita compromissos e não faz questão de transmitir confiança

    Se ele evita assumir compromissos com você, sempre dá desculpas quando você quer vê-lo, não se esforça para conquistar a sua confiança, evita conversas sobre o futuro do relacionamento ou mesmo sobre a situação atual dos dois, a tendência é de que ele não pretende relacionar-se com uma única pessoa. 

    Não há como adivinhar se seu parceiro vai traí-la em algum momento do relacionamento, mas existem sinais de que isto poderia facilmente ocorrer. 

    6. Ele demonstra ser uma pessoa muito egoísta no relacionamento

    Se ele demonstra egoísmo excessivo quando o assunto é o relacionamento de vocês, pode ser que não esteja muito preocupado com seus sentimentos no caso de uma traição. Claro que o egoísmo por si só não é um sinal de que uma pessoa trairá a outra, mas apenas um indício de que não seria um grande problema para ela caso acontecesse.  

    7. Ele tem a tendência de desistir facilmente das coisas e das pessoas

    Alguém assim tende a não ser uma pessoa preparada para assumir um relacionamento sério (pelo menos naquele momento). Se ele muda de emprego constantemente sem motivos relevantes, nunca faz nada até o fim, não se prende a nada e nem a ninguém, provavelmente também será assim nos relacionamentos. 

    Um parceiro que apresenta esses comportamentos dificilmente saberá lidar com os desafios de um relacionamento sério. A rotina poderá ser tediosa e pode ser que ele queira quebrar o tédio buscando “aventuras externas”.

    8. Seu instinto de autoproteção está dizendo que ele adota “comportamentos de risco”

    Se este for o caso, não pense duas vezes em ter uma conversa franca com ele. Confiança é um ponto importante, mas os dois devem fazer esforços para demonstrar que um pode confiar no outro. 

    Quando ele nunca faz questão de demonstrar, por meio de atitudes concretas, que você pode confiar nele, pode ser um sinal claro de que ele não tenha problemas com traições futuras.

    9. Você se incomoda com o comportamento dele nas redes sociais 

    Vocês já estão se relacionando durante um certo tempo, mas o comportamento dele com as mulheres nas redes sociais não mudou absolutamente nada. Ele continua postando indiretas para as “lindinhas”, mantém aquela postura excessivamente simpática com todas (mesmo no caso de mulheres com quem já saiu), curti tudo de todas, responde prontamente as mensagens de whatsapp das amiguinhas (claramente com segundas intenções)  e não tem a menor preocupação com o que você pensa sobre isso.

    É super normal que seja assim quando vocês estão no início do relacionamento. Mas o tempo passa, vocês já tiveram várias conversas sinceras sobre o assunto e ainda assim ele continua com velho padrão de comportamento. 

    Somente a intenção que ele demonstra nessas situações, ainda que não tenha efetivamente traído, já é um sinal de que pode traí-la no futuro.

    Conclusões importantes:

    – observe sempre o conjunto de comportamentos como um todo, nunca de forma isolada. Quando você analisa um único aspecto de um problema, pode ser que chegue a conclusões erradas;

    – não estamos falando sobre certezas de que seu parceiro irá traí-la, apenas sobre sinais (indícios) de que uma traição pode acorrer quando os comportamentos inadequados são muito evidentes;

    – este texto não deve ser de seu interesse, caso não queira um relacionamento sério com alguém;

    – ninguém é obrigado a querer um relacionamento sério com você, mesmo quando você quer. As pessoas podem estar em momentos diferentes da vida e isto é perfeitamente normal;

    – caso você queira levar um relacionamento sério com alguém, é perfeitamente natural que você tenha dúvidas sobre as reais intenções de seu parceiro. Não se culpe por isso, apenas tente avaliar o contexto sem muita emoção (mesmo sendo difícil, tente ser racional);

    – nunca se submeta a situações que podem causar sofrimentos futuros. Seus sentimentos estão acima de tudo e saber valorizar-se é um ponto chave para o equilíbrio dos relacionamentos. Se está se relacionando com alguém, que não te respeita, não perca o seu preciso tempo (termine a relação e busque alguém que vale a pena investir)!

    Últimos Posts

    spot_imgspot_img

    Leia também