Quando estamos em um relacionamento, é natural que as dúvidas surjam. Muitas vezes nos questionamos se vale a pena continuar ali e com aquela pessoa.
Nosso tempo é precioso e gastá-lo com alguém é uma decisão séria, que deve ser tomada de forma consciente. E isto vale para os dois envolvidos na relação, pois investir na pessoa errada pode causar enormes prejuízos para os envolvidos. Os impactos podem ocorrer em várias esferas da vida, como carreira, saúde mental e física, finanças etc…
Mesmo que tenhamos consciência sobre o que foi dito até agora, não é fácil avaliar se seu parceiro é a pessoa certa para você. Mas existem alguns sinais que deveriam ser um “alerta vermelho” para a mulher quando se questiona se ele é o homem certo para ela. São eles:
1. Você tem a sensação de que ele nunca te escuta
Se ele nunca te escuta, não faz questão de saber como você se sente e não valoriza sua opinião, avalie se ele é a pessoa certa. A comunicação é a base de um relacionamento sólido e só acontece de forma saudável quando os dois envolvidos na relação nutrem um interesse genuíno em saber como o outro pensa ou está se sentindo.
2. Vocês nunca conversam sobre coisas complexas e profundas
Quando existe afinidade de pensamentos e de personalidades entre o casal, é natural e esperado que conversem sobre todos os aspectos da vida. E isto é importante até para que se conheçam profundamente (principalmente no começo).
O problema maior é quando as conversas são sempre superficiais ou ainda ele evita a todo custo falar sobre assuntos mais relevantes quando você tenta introduzi-los em uma conversa.
Também não significa que você ou ele conseguirão manter sempre a disposição em alta para terem conversas mais profundas e complexas, já que muitas coisas do cotidiano podem gerar alterações de humor e cansaço físico/mental. O importante é avaliar se, no geral, vocês conseguem ter este tipo de conversa de forma espontânea (inclusive sobre temas espinhosos).
3. Vocês não compartilham as mesmas paixões e interesses
A frase “os opostos se atraem” pode não expressar a realidade como ela é. Afinidades entre os dois são muito relevantes quando estamos falando de pessoas que querem levar um relacionamento adiante.
Se não houver interesses comuns entre vocês, dificilmente haverá uma convivência harmoniosa que viabilizará o relacionamento no longo prazo.
4. Você não consegue imaginar um futuro com ele
Se você já tem esta certeza, mesmo depois de refletir muito sobre o assunto, então deveria saber que ele não é o homem certo para você.
Um relacionamento feliz e duradouro só se viabiliza quando vocês têm uma convivência harmoniosa no presente e conseguem fazer planos para o futuro.
5. Você desenvolveu um complexo de inferioridade por causa dele
Se ele deixa claro que não te admira, toma atitudes desagradáveis que não contribuem com o fortalecimento da sua autoestima e não demonstra que te valoriza, ele não é o homem certo para você.
Quando você gosta e convive com uma pessoa assim, existe a grande chance de você se sentir inferior. Principalmente quando você já tem dificuldades em melhorar a sua autoestima.
6. Você se sente exausta sempre que vocês passam um tempo juntos
A convivência entre o casal dificilmente será sempre perfeita. Passar por períodos curtos e críticos em que os dois experimentam sensações ruins quando estão na presença do outro é até esperado. O problema é quando isto sempre foi assim ou passou a acontecer por um tempo prolongado e sem motivos específicos.
Se ele não te faz bem, naturalmente você terá uma queda de energia e se sentirá exausta. Quando isso acontece é hora de reavaliar se vale a pena seguir com ele.
7. Você não se sente confortável em ser verdadeira quando está com ele
Nós somos o que somos! Ninguém precisa interpretar um papel para ser aceito pelo outro. Se ele não te aceita como você é, com todas as qualidades e defeitos, ele não é o homem certo para você.
Aqui cabe apenas uma observação importante: você deve evitar a famosa Síndrome de Gabriela – “eu nasci assim eu cresci assim” – e nunca ser flexível o suficiente para querer mudar para melhor. As adaptações também são necessárias se um casal deseja cultivar um relacionamento feliz e duradouro.
8. Você não tem certeza se deve apresentá-lo à sua família e aos seus amigos
Pode ocorrer quando ele não demonstra que quer conhecê-los ou até porque você se sente envergonhada com ele. A dúvida aqui pode ser natural e passageira, mas se for permanente, é melhor pensar muito se ele é o cara certo.
9. Ele é um narcisista e egoísta
Ter amor próprio é algo louvável! Não é disso que estamos falando aqui.
É relativamente normal que as pessoas sejam um pouco narcisistas e egoístas, o problema é quando isso começa a atrapalhar os relacionamentos. Se ele não “enxerga” mais nada além dele mesmo, terá dificuldades de ter um relacionamento saudável com qualquer mulher.
10. Ele exige todo o seu tempo
Querer passar muito tempo com a pessoa amada é comum e aceitável, principalmente no começo da paixão. O problema é quando ele exige atenção em tempo integral e isso acaba gerando transtornos para você no trabalho, na relação com filhos (quando é o caso) ou com familiares próximos.
Mesmo que você goste muito dele, sua vida não pode parar. Você tem suas responsabilidades e ele deveria respeitá-las.